A conta de energia elétrica das residências dos mato-grossenses deverá ficar 2,22% mais barata a partir desta quarta-feira (8). O reajuste das tarifas praticadas pela Energisa, concessionária da distribuição de energia elétrica em Mato Grosso, foi aprovado em reunião pública nesta terça-feira (7) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) com base na variação dos custos do setor.
Ao todo, 1,2 milhão de unidades consumidoras serão contempladas com a redução tarifária nos 141 municípios de Mato Grosso, mudança válida pela período de um ano e que não abrange somente residências, mas todos os demais consumidores de baixa tensão, como estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços.
Um dos fatores que levaram à variação negativa da tarifa este ano para os mato-grossenses foi o benefício de mais prazo recebido pelas concessionárias de energia elétrica no país para quitação de empréstimos contraídos no mercado para cobrir os gastos de operação das usinas termelétricas. Com 54 meses para pagamento da dívida, em vez do prazo anterior de apenas 24 meses, as concessionárias têm condições de reduzirem o valor da tarifa, segundo a Energisa.
Já para as indústrias, entretanto, o reajuste definido pela Aneel foi para cima, encarecendo a tarifa por alta tensão em 3,42% devido à alta dos custos de operação. Por sua vez, a classe de tensão média terá redução de 0,38% na tarifa em Mato Grosso.
De acordo com nota publicada pela Aneel, as variações nas tarifas dizem respeito à oscilação dos custos e encargos que a Energisa teve no ano para realizar o serviço de distribuição da energia elétrica, com incidência do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M).
Foto: Reprodução Web
O cidadão que deseja atuar como instrutor autônomo de trânsito nas aulas práticas de direção veicular deverá realizar o credenciamento junto ao Detran-MT e atender aos requisitos estabelecidos pela Portaria nº 042/2026, que regulamenta a atividade no Estado de Mato Grosso. A autorização é obrigatória para que o profissional exerça a função de forma regular, responsável e em conformidade com a legislação...
As ordens judiciais são cumpridas em municípios de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul.
Héctor Alvares participou da rotina da associação, atuou na esteira de triagem e destacou a importância dos coletores.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.